domingo, 20 de março de 2011

CHAPTER 10: medo, Pânico, TERROR

Sim senhoras e senhores, eu também tenho meus medos e sei que este pode parecer um tanto quanto irracional... mas primeiro vamos deixar alguns termos claros antes de começar a explorar o assunto. Antes já aviso que esse não terá fotos ou gravuras em respeito a minha neurose...

O que é medo?
Resposta: O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir. O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico.

O que é Pânico?
Resposta: Pânico é um sentimento acachapante de medo e ansiedade. É um medo repentino e uma ansiedade sobre eventos antecipados.
A palavra "pânico" deverido do grego ("pertencente ao deus dos rebanhos, "), que levou diversão de assustadores rebanhos de caprinos e ovinos em explosões repentinas de medo incontrolável. Os gregos antigos creditavam a vitória na batalha de Maratona a Pã. Eles usavam seu nome para o medo exibido pelos soldados inimigos em fuga.
Na natureza, o "estado de pânico" é um sistema de defesa normal e útil que ativa todas as regiões do cérebro que estão relacionadas à atenção. É como se o animal entrasse em alerta máximo e num processo de fuga. Uma característica, por exemplo, é perder um pouco da sensibilidade nas extremidades do corpo para facilitar a fuga; ferimentos leves são ignorados enquanto um animal foge de seu predador. Porém, para o ser-humano, o pânico em situações que não expressam real perigo, pode ser uma doença que atrapalha o convívio social, chamada de síndrome do pânico. O "medo do pânico" pode se tornar o transtorno do pânico relacionadas a outros tipos de patologia psiquiátrica como crise de ansiedade, depressão, estresse e outros

O que é terror?
Resposta: medo, pavor, pânico, susto e temor

Enfim, para os que me conhecem já podem ter uma boa pista do que irei falar... sobre a saga da lagartixa... assim segue o último episódio que tive com uma delas...

Era uma simples noite de segunda, entrei na minha antiga casa e fui fazendo a minha rotina, fechei a porta com duas voltas na fechadura, fui tirar a minha roupa da mala, liguei o note e antes de ir tomar meu banho decidi ir tomar um copo d’água, eis que... sim, a bichinha estava na minha pia, provavelmente saindo do meu banheiro porque ela correu para a direção da porta... uma vez me falaram que elas correm na direção oposta de onde estavam para não serem descobertas... depois de alguns gritos que devem ter sido intermináveis para os meus vizinhos, a maldita bichinha ainda ficou na maçaneta da minha porta... nesse momento o que é que você pensa? FUDEU TUDO... nem sair correndo pra chamar ajuda eu podia... aí o medo já passou para o próximo nível, Pânico.

Seguindo as tendências naturais, fui pegar o inseticida (sim, inseticida e natural para matar essas criaturas nojentinhas)... mas parece que ainda não inventaram um eficaz para matar essa coisa, então segue aqui em paralelo um apelo as empresas que sobrevivem deste produto que inventem logo uma fórmula capaz de matar esse bichinho rastejante, acredito que vocês além de lucrar muito deixariam muitas mulheres e crianças felizes e em paz, por conseqüência, os homens não iriam mais agüentar as histerias de mulheres apavoradas. Enfim, joguei quase que todo o spray em cima dessa coisa e nada, só se mexeu um pouco, assim que acabou o tubo peguei meu desodorante e meu spray de cabelo para que ela fosse embora (ao menos minha casa ia ficar cheirosinha). Alguns longos minutos depois, ela saiu entre o vão da porta...

Logo após essa batalha, fui para o meu facebook postar no meu status que havia lagartixa em minha casa (poxa, estamos na era da tecnologia né, tinha que relatar meu desespero), recebi apoio de alguns e piadas de outros... mas deixa quieto... até esse momento estava contente com o meu grande feito, afinal foi a primeira vez em que consegui espantar uma, mas mesmo assim ainda estava com medo dela voltar a se instalar na minha humilde casinha...

Finalmente fui tomar meu banho... e pra quê? Sai toda enrolada eis que vejo outra dessa criatura no meu banheirinho... AHHHHH, perseguição da p#&%a... tentei espantar também mas a bichinha não saia de lá... conclusão desse dia: fui para o próximo nível, TERROR... dormi no meu quarto com janela fechada, porta fechada e toalha no vão... quer dizer, dormia e acordava procurando a maledeta!

No dia seguinte, a bicha ainda estava lá no chão do meu banheiro... saí correndo para a estação de trem e tomei meu rumo... triste ao perceber que teria que ceder a minha casa para a bichinha porque eu prometi que não iria mais dividir a minha casa com seres nos quais tenho aversão ou que possam me dar dores de cabeça, coloquei a seguinte frase em meu MSN “tenho até às 19h para descobrir como faço pra tirar uma lagartixa de minha casa, senão irei dar a casa pra ela”.... um pouco após ter compartilhado o meu drama, eis que meu amigo confidente entra no msn e após tirar um leve sarro da minha cara se voluntariou a ir até a minha casa tirar ela de lá...

Ai pensei “vitória”... kkkk... que nada, chegamos lá e nada da bicha aparecer... ele deve ter pensado que eu era uma louca, até porque eu dei a minha chave pra ele abrir a porta deixando bem claro que se eu a visse sairia correndo e deixaria ele por lá... whatever, comemos pizza, tomamos breja e decidi ir tomar meu banho... terminando o meu banho, me secando com a toalha, quem estava perto do meu tornozelo o tempo todo?’ FILHA DA P&$@... Além de ser nojenta ainda ficou me olhando enquanto tomava banho... bah... depois de outro grito esse meu amigo deve ter cascado muito o bico da minha cara mas ele foi muito solidário e retirou o ser da minha casa.

Fui procurar o simbolismo que existe para esse bicho... e encontrei que no livro Tradições Populares, não é prudente espantar lagartixas, pois, assim como grudam nas paredes, elas significam a sorte que adere à casa. A lagartixa simboliza ainda a resistência, por sua capacidade de regeneração (para alguns isso, deixando bem claro). Ainda, a lagartixa é um animal presente na história dos símbolos desde os primórdios da era cristã, contendo significados diversos, que ora pendem para o bem, ora para o mal, ou seja, simbolicamente, encontra-se no céu e no inferno. Daí a força de seu conteúdo a ser representado como um animal-guardião.

Fora isso, todos meu falam, “mas é um bichinho limpo, come insetos, ficam na parede”... É TUDO MENTIRA... elas pulam em você só porque querem te assustar, algumas espécies ainda comem outras lagartixas (um canibal), elas deixam o rabo pra trás pra te amedrontar, quando elas andam ou correm parece que irão se partir ao meio, e o principal... elas piscam pra você quando você fica encarando elas... um bicho que faz tudo isso não pode ser bacana! Desde criança já tenho esse medo e minha madrinha concorda comigo em tudo o que eu falo com relação a essa bichinha... então moral da história: ALGUÉM FALA PRA ESSE SER FICAR LONGE DE MIM PLEASE...

Alice Seguindo o Coelho Branco: assumindo que de fato, tem certas coisas que só um homem faz por você... Thanks!